Como Funciona o Aquecedor Solar de Água Soletrol

Nas abas de navegação abaixo você verá como o Aquecedor Solar de Água Soletrol funciona agregando uma série de vantagens, que vão desde um maior conforto no banho gerado pelo fornecimento da água quente aquecida pelo sol, fonte gratuita de energia, passando pela elevada economia de energia, que se constitui em uma verdadeira Poupança Solar para o seu bolso, pelos muitos benefícios ao Meio Ambiente, até a inclusão da inovação da tecnologia Digital, que proporciona maior comodidade de uso, segurança e economia.

Como a água é aquecida pelo sol

Um sistema básico de Aquecimento de água por Energia Solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler).

As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.

O reservatório térmico, também conhecido por Boiler, é um recipiente para armazenamento da água aquecida. São cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que não agride a camada de ozônio. Desta forma, a água é conservada aquecida para consumo posterior. A caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar, mantendo-o sempre cheio.

Em sistemas convencionais, a água circula entre os coletores e o reservatório térmico através de um sistema natural chamado termossifão. Nesse sistema, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra” a água quente gerando a circulação. Esses sistemas são chamados da circulação natural ou termossifão.

A circulação da água também pode ser feita através de motobombas em um processo chamado de circulação forçada ou bombeado, e são normalmente utilizados em piscinas e sistemas de grandes volumes.

Casa com Sistema de Aquecimento Solar de Água

O Coletor Solar

Quando os raios do sol atravessam o vidro da tampa do coletor SOLETROL, eles esquentam as aletas que são feitas de cobre ou alumínio e pintadas com uma tinta especial e escura que ajuda na absorção máxima da radiação solar. O calor passa então das aletas para os tubos (serpentina) que geralmente são de cobre. Daí a água que está dentro da serpentina esquenta e vai direto para o reservatório do aquecedor solar.

Os coletores SOLETROL são fabricados com matéria-prima nobre, como o cobre e o alumínio. Recebem um cuidadoso isolamento térmico e ainda vedação com borracha de silicone. Eles, têm cobertura de vidro liso e são instalados sobre telhados ou lajes, sempre o mais próximo possível do reservatório térmico.

O número de coletores SOLETROL a ser usado numa instalação depende do tamanho do reservatório térmico, mas pode também variar de acordo com o nível de insolação de uma região ou até mesmo de acordo com as condições de instalação.

O Reservatório Térmico

O reservatório térmico é como uma caixa d’água especial que cuida de manter quente a água armazenada no aquecedor solar . Esses cilindros são feitos de cobre, inox, ou polipropileno e depois recebem um isolante térmico. A maioria dos modelos de reservatório térmico da SOLETROL vem com sistema de aquecimento auxiliar elétrico, mas podem ser fabricados com sistema auxiliar a gás ou até mesmo sem esse recurso.

Os modelos SOLETROL de reservatórios térmicos variam de 100 a 20 mil litros. O tamanho do reservatório térmico, ou seja, o volume de água que ele é capaz de armazenar, é calculado pelos técnicos da SOLETROL depois que o usuário responde a uma série de questões. NO dimensionamento do aquecedor solar é preciso saber quantas pessoas vão usar o sistema diariamente, a duração média e a quantidade de banhos diários, quantos serão os pontos de uso de água quente, ou a dimensão da piscina, e assim por diante.

O Sistema Auxiliar de Aquecimento

Para garantir que nunca haverá falta de água quente, todo Aquecedor Solar traz um sistema auxiliar de Aquecimento.

E quando o tempo fica muito nublado ou chuvoso por vários dias, ou quando a casa recebe visitas e o número de banhos fica acima do dimensionamento inicial, o sistema auxiliar - que pode ser elétrico ou a gás - entra em ação.

Ou você pode usar o chuveiro elétrico normalmente, sem complicações. Mas a verdade é que com o nível de insolação do Brasil, o sistema auxiliar de Aquecimento é acionado apenas poucos dias por ano.

Esquemas de instalação e funcionamento do aquecedor solar

Você compraria um celular sem câmera?

A Soletrol, com seu espírito constante de pioneirismo no desenvolvimento de produtos, inovou mais uma vez e trouxe a tecnologia Digital para os Aquecedores Solares, de modo que, adquirir um sistema sem o Controlador Digital de Temperatura, seria o mesmo que comprar um celular sem câmera! É a tecnologia de última geração em sistemas de aquecimento solar de água!

Com a tecnologia Digital, não é mais necessário ficar ligando o sistema auxiliar do aquecedor solar manualmente.

Com a tecnologia do Controlador Digital de Temperatura incorporada ao Aquecedor Solar Soletrol, ficou muito mais fácil e segura sua utilização, além de aumentar, em muito, a economia de energia do sistema, pois evita que o mesmo consuma energia em momentos desnecessários para complementar o aquecimento da água, como em dias chuvosos, por exemplo.

Como funciona o Aquecedor Solar SEM o Controlador Digital

Seu Aquecedor Solar já vem de fábrica com um sistema elétrico para complementar o aquecimento da água em dias que a radiação solar não é suficiente. Embora seja ele um sistema automático eletro-mecânico, se ficar ligado constantemente irá consumir muita energia, desnecessariamente. Para evitar esse desperdício, você precisa ficar ligando e desligando os disjuntores no quadro elétrico de sua casa sempre que necessário. Se você esquecer de ligar em dias de chuva, por exemplo, terá que esperar a água aquecer, ou, no caso de esquecer de desligar, gastará mais energia.

Como funciona o Aquecedor Solar COM o Controlador Digital

Com o uso do Aquecedor Solar Soletrol Digital, através do CDT Easy, que é um controle inteligente que faz seu aquecedor solar funcionar automaticamente, você e sua família terão muito mais comodidade, segurança, economia de energia e água quente sempre que precisar, sem a necessidade de ficar ligando e desligando os disjuntores manualmente em seu quadro de energia.

Benefícios e Facilidades do Controlador Digital integrado ao Aquecedor Solar Soletrol

  • Apresentação alternada da "Temperatura" no Reservatório Térmico e da "Hora" no visor digital do display do CDT Easy.
  • Ajuste da temperatura de controle de forma simples e rápida, assim como de ajustes técnicos e do relógio.
  • Programação de até 2 intervalos de horários diários para que o sistema auxiliar possa complementar o aquecimento da água quando for necessário, sendo associado ao controle da temperatura.
  • Botão do Sistema Auxiliar para desligar manualmente em períodos de ausência (Ex: Férias) com luz de led verde indicativa.
  • Alarme visual e desligamento automático se a temperatura exceder o valor programado.
  • Mantém por até cerca de 72 horas as configurações de horas no caso de falta de energia.
  • Design diferenciado e Tecnologia SMD de última geração, igual à de seu celular.
  • Disponível para aquecedores solares Soletrol a partir de 300 litros.
  • Fácil instalação em paredes em caixa de tomadas do tipo 4 x 2.
  • Tecnologia SMD de última geração, igual à de seu celular.
  • Sistema com conectores de troca rápida para casos de eventuais manutenções.
  • Fácil instalação em paredes em caixa de tomadas do tipo 4 x 2.
  • Led de luz vermelha indicativo de quando o sistema auxiliar estiver ligado e complementando o aquecimento da água.
  • Possui Relé de 30 ampéres que possibilita a ligação de sistemas auxiliares - indicado para até 3.500 Watts X 220Volts, sem a necessidade de chaves contatoras magnéticas.
  • Bivolt - 110/220 Volts.
  • Esquema elétrico básico de ligação do CDT Easy no Reservatório Térmico do Aquecedor Solar Soletrol:
  • Download do Manual em PDF.
  • Peso Aproximado: 154 gramas.
  • Dimensões: Altura 143 mm X Largura 87 mm X Profundidade 25 mm.
  • Voltagem: Bivolt 110/220 V.
  • Saída: Resistência Elétrica de 3500 W (máximo) x 220 V.
  • Download do Manual em PDF.

Como funciona para o seu bolso

Você até precisa comprar, mas vai sair de graça!

A energia térmica equivalente produzida por um aquecedor solar Soletrol é quatro vezes mais barata que a energia elétrica. Isso significa que, com os preços atuais da energia elétrica, em um ano, é possível obter uma economia de cerca de R$ 1.000,00, com a instalação de um aquecedor solar de 200 litros e média de 5 banhos de cerca de 8 minutos diários.

Assim, com essa economia, em cerca de dois anos você recupera o investimento que fez no aquecedor solar Soletrol.

Dentre as diversas vantagens do uso do aquecedor solar Soletrol, a que mais ganha destaque é a economia na conta de energia elétrica, pois ele vem para reduzir expressivamente o consumo no chuveiro elétrico, item que equivale a cerca de 40% de toda energia gasta na residência.

No atual momento de altos custos da energia elétrica, bandeiras tarifárias e os sucessivos aumentos, toda economia de energia elétrica é, ao mesmo tempo, uma economia de muito dinheiro.

Uma verdadeira Poupança Solar!

Agora ficou fácil de conquistar uma poupança no seu banco por muitos anos apenas com um pequeno investimento inicial e parte do que você já gasta mensalmente com energia elétrica, através de um aquecedor solar Soletrol.

Em pouco tempo seu investimento retorna 100% para seu bolso e você e sua família desfrutam do conforto de um banho quente com água aquecida pelo Sol e ainda contribuem com a preservação ambiental.

Em poucos segundos você verá a economia que pode ser gerada mensalmente em sua residência com um Aquecedor Solar Soletrol e também como se forma sua poupança solar.

Veja no quadro comparativo abaixo quanto rende um aquecedor solar:

COMPARATIVO DE INVESTIMENTO
AQUECEDOR SOLAR REPRESENTA MAIOR ATRATIVIDADE ECONÔMICA QUE A POUPANÇA
Utilização Método de Poupar Investimento
Inicial
Rendimentos Totais
ao final dos 20 anos
Diferença Variação
Uso exclusivo do Chuveiro Depósito único de R$ 2.000,00 em poupança R$ 2.000,00
Depósito em poupança
R$ 8.405,15
total da aplicação na data da retirada, ano 20
- -
Aquecedor Solar
+
Chuveiro
como auxiliar
Depósito, em poupança, mensal, da economia obtida na conta de energia elétrica de R$ 80,00 durante o período de 20 anos R$ 2.000,00
para aquisição do aquecedor solar e instalação
R$ 42.700,99
total da aplicação na data da retirada, ano 20
R$ 34.295,84
Já descontado o valor para a aquisição do aquecedor solar e corrigido para a data final, ano 20
 408,03%
mais rentável que a poupança
Aquecedor Solar
+
Chuveiro
como auxiliar
Depósito, em poupança, mensal, da economia obtida na conta de energia elétrica. Considerando R$ 80,00 no ano 1 e correções de 3% no valor do depósito, referente ao aumento anual da tarifa de energia elétrica, durante o período de 20 anos R$ 2.000,00
para aquisição do aquecedor solar e instalação
R$ 104.295,61
total da aplicação na data da retirada, ano 20
R$ 95.890,47
Já descontado o valor para a aquisição do aquecedor solar e corrigido para a data final, ano 20
 1.140,85%
mais rentável que a poupança
*Considerando-se a taxa da poupança a 0,6% a.m., que é a média de rendimento para o primeiro semestre de 2015.
**Para reajuste anual da tarifa de energia elétrica, considerou-se a média de aumentos da empresa AES Eletropaulo, no período de 2004 a 2015, 11 anos.
Elaborado por ABRASOL

Como funciona para o meio ambiente

A produção e o uso da energia são algumas das principais causas da destruição do meio ambiente.

Queima de combustíveis como gás e óleo diesel, acidentes com navios petroleiros e inundações de hidroelétricas são alguns exemplos.

E é por isso que a Energia Solar é tão interessante: porque ela não polui.

No Brasil, mais de 70% da energia elétrica é gerada por usinas hidroelétricas, que alagam áreas imensas para construir represas.

A água toma conta então de áreas que poderiam ser aproveitadas na agricultura ou pecuária, além de destruírem a fauna e a flora. Mas pior ainda que as hidroelétricas são as termoelétricas que, junto com a queima de combustíveis em veículos e Aquecedores, causam a chuva ácida, o smog e o efeito estufa.

A queima de combustíveis em carros, Aquecedores e usinas termoelétricas libera grande quantidade de gases, principalmente o gás carbônico.

O gás carbônico e outros gases que ficam acumulados na atmosfera impedem que o planeta perca calor pela radiação infravermelha. E o resultado é que a Terra vem se tornando uma verdadeira estufa, desertos estão crescendo e são cada vez mais freqüentes as tempestades e inundações. Até o gelo nos pólos está derretendo e aumentando o nível do mar.

Alguns cientistas acreditam até que cidades inteiras do litoral vão simplesmente desaparecer... E se forem instaladas no Brasil todas as termoelétricas planejadas, vai haver um aumento de 32% na emissão de gases causadores de efeito estufa.

A queima de combustíveis também provoca a chuva ácida. Ela se forma quando elementos poluentes reagem com a água e como oxigênio, acima das nuvens.

A chuva ácida destrói plantas e animais, provoca erosão e contamina a água potável.
Outra conseqüência da queima de combustíveis é o SMOG, mistura das palavras fumaça (smoke) e neblina (fog) em inglês.

Por conta do clima e da topografia, poluentes liberados em grande escala por carros, fábricas e Aquecedores não se dispersam.
“Presos" na atmosfera, esses poluentes causam muitos problemas respiratórios e prejudicam a vegetação.

Já as usinas nucleares, apesar de não emitirem gases poluentes como as termoelétricas, trazem o risco de acidentes, até mesmo um grande desastre com vazamento de radiação atômica.

No acidente de Chernobyl, em 1986, mais de 2500 pessoas morreram, 400.000 tiveram de ser removidas só no primeiro ano e mais de dois milhões e meio de hectares de terra não podem mais ser usadas para a agropecuária.

Além disso, ninguém inventou ainda uma solução segura para todo o lixo radioativo criado pelas usinas. E é por isso que países como a Alemanha decidiram abandonar o uso da energia nuclear.

Solução: é claro que não dá para ficar sem energia. Por isso mesmo, o primeiro passo é usá-la de forma inteligente, usufruindo de todos os seus benefícios, mas sem desperdício.

Além disso, temos que usar cada vez mais fontes de energia limpas, como a Energia Solar e a energia dos ventos. E um bom começo é usar o Aquecedor Solar, no lugar do Aquecedor a gás ou elétrico, para aquecer a água do seu banho!

Pesquisa revela que a Energia Solar evita muitos danos ao meio ambiente

A associação da classe encomendou uma pesquisa que revela: a Energia Solar evita muitos danos ao meio ambiente. Apenas um metro quadrado de coletor solar instalado evita:

O uso de 215 quilos de lenha por ano

O uso de 215 quilos de lenha por ano

66 litros de diesel por ano

66 litros de diesel por ano

A inundação de quase 56m² de terras férteis para a construção de hidrelétricas

A inundação de quase 56m² de terras férteis para a construção de hidrelétricas

A construção de novas usinas nucleares, que trazem enormes riscos à população

A construção de novas usinas nucleares, que trazem enormes riscos à população

Assista o vídeo relacionado

2:18 - Meio Ambiente e Energia

Como funciona para Comprar

Para adquirir um Aquecedor Solar de Água Soletrol, você pode encontrar o produto em lojas especializadas, nas melhores revendas de materiais para construção, ou, se preferir, preencha, sem compromisso, o formulário abaixo, e a Soletrol irá encaminhar sua solicitação de orçamento a um de nossos revendedores.

O que eu preciso saber para adquirir um Soletrol?

O primeiro passo é você definir os locais de sua residência onde quer usar água quente e fazer uma estimativa de quel é a necessidade diária de uso para sua família. Para facilitar, a Soletrol disponibiliza abaixo um simulador de consumo que irá fazer esse cálculo aproximado da capacidade de armazenagem de água quente do reservatório térmico (boiler) do aquecedor solar. Com essa informação, você já pode procurar um revendedor Soletrol para solicitar orçamento. A quantidade de coletores solares necessária será calculada de acordo com a irradiação solar de sua região.

Onde posso instalar o meu Soletrol?

O Aquecedor Solar Soletrol normalmente é instalado sobre o telhado das construções em local onde não ocorra incidência de sombras. As aplicações mais comuns são para residências, mas se usa muito para outras finalidades como Hotéis, Indústrias, Vestiários, etc. O tipo de instalção irá variar de acordo com o modelo, desde os mais fáceis que até você mesmo pode instalar, como os aquecedores solares compactos, até os de maior porte que requerem um profissional especializado para a realização prévia de um projeto, como nas indústrias, por exemplo.

Veja qual é a quantidade de água quente que você precisa

Este é o sistema de cálculo da necessidade de água quente para uma residência, baseado nas normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Aqui você precisará indicar algumas características de sua casa, de como a água quente será utilizada e qual é sua expectativa de economia e conforto. De forma automática, o sistema apresenta uma estimativa do volume de água quente utilizada diariamente. Experimente já!

Considere o número de pessoas na casa que fazem uso de água quente. Os usos mais comuns são no banho, em lavatórios, na cozinha e, em alguns casos, também na lavanderia.

Com água quente nos lavatórios você regula a temperatura da água que vai usar. A água na temperatura certa evita o desconforto da água fria, facilita a limpeza da pele e o barbear fica muito mais fácil.

Considere a quantidade total diária de banhos de todas as pessoas da casa. Com água aquecida pelo sol, além da economia de energia, você tem muito mais conforto no banho. Diferentemente do chuveiro elétrico, com o aquecedor solar Soletrol a regulagem da temperatura da água do banho vai além das opções "inverno" e "verão" e você escolhe a temperatura que quiser.

Banhos longos são gostosos, mas gastam muita água.
Para se ter uma ideia, um banho de ducha de 15 minutos gasta cerca de 135 litros de água (com o registro meio aberto). Isso representa mais que o recomendado pela ONU para todo o consumo diário por pessoa (110 litros). Assim, defina o tempo médio de cada banho e verifique se não é uma boa hora para repensar o tempo gasto no banho.

Consideramos uma banheira individual aquela menor, em um uso diário, que geralmente tem volume de no máximo 200 litros.

Neste caso, são banheiras para duas pessoas em um uso diário, com volume maior que 200 litros.

Moderna e versátil, a ducha higiênica poupa espaço nos banheiros e traz conforto para a higiene diária. Já existe no mercado duchas higiênicas próprias para uso com aquecimento central, onde pode se controlar a temperatura da água e que, preferencialmente, também tenha bloqueador de recirculação.

Lavar louças com água quente é muito mais fácil. A gordura e resíduos dos alimentos nas louças, panelas e talheres se dissolve rapidamente. Resultado: menos detergente, menos água e mais limpeza!

O aquecedor solar é o complemento ideal para a lava-louças, aliando economia de energia à comodidade que este eletrodoméstico proporciona.

O aquecedor solar de água apresenta vantagem econômica sobre sistemas elétricos, é sustentável e melhora a eficiência da lavagem de alguns tipos de tecido, mas alertamos que é um equipamento que consumirá muita água quente e que elevará expressivamente a capacidade de seu sistema.

Nesta simulação você deve indicar um perfil de consumo de água quente, que pode ir de ”Máxima Economia”, que representa o consumo mínimo de água quente indicado na Norma ABNT NBR 15.569, até “Máxima disponibilidade”, que representa o valor mais alto indicado na norma.

Se sua residência possui rede hidráulica pressurizada, você deverá considerar um perfil de “Alta Disponibilidade” ou de “Máxima Disponibilidade” de água quente. Todos gostamos de desfrutar de um banho com pressão elevada, mas isto eleva expressivamente a quantidade de água por banho.

Pelos dados informados, veja ao lado a estimativa de consumo diário de água quente em sua residência.

?
Litros

Importante:

  • Ao escolher o reservatório térmico, é necessária a adequação com a capacidade do reservatório térmico fabricado pela Soletrol que mais se aproxima do consumo estimado. Sempre que possível, de forma a contar com alguma reserva para visitas, vale escolher um reservatório térmico de capacidade superior.
  • A quantidade e modelo de coletores solares necessária para realizar o aquecimento da água de forma satisfatória e sua respectiva PAPE - Produção Anualizada Padronizada de Energia deverá ser feita pelo consultor comercial que realizar o atendimento em seu orçamento, pois varia de acordo com alguns fatores, como a região onde estará localizada a residência.

Referências:

  • Os cálculos de consumo de água quente levam em conta os valores de sugeridos na Norma ABNT - NBR 15.569, que dispõe sobre projetos e instalações de sistemas de aquecimento solar de circuito direto.

Agora que você já sabe como funciona para aquecer a água com o sol, que tal solicitar um orçamento, sem compromisso?

Preencha este pequeno formulário ao lado para receber um orçamento gratuito e sem compromisso.

Se preferir um orçamento mais detalhado, clique aqui.

Você sabia?

Um aquecedor solar compacto proporciona por ano energia equivalente a:

387 horas
de Chuveiro Elétrico

Referente a um chuveiro de 5.000 Watts

3.517 horas
de Ar-condicionado

Referente a um ar-condicionado de 9.000 BTUs

58.032 horas
de Refrigerador

Referente a um refrigerador de 270 Litros

Para conhecer mais sobre aquecedores solares, faça um curso online na Universidade do Sol

A Universidade do Sol é uma entidade mantida pela Soletrol que oferece treinamentos sobre aquecedores solares de água. Clique aqui e assista as aulas em vídeo gratuitamente, como um oferecimento da Soletrol.

Soletrol Indústria e Comércio LTDA - Indústria 100% Brasileira

Conecte-se com a Soletrol