História do Aquecedor Solar

As primeiras experiências para entender melhor a capacidade do sol de aquecer a água foram documentadas em 1767 pelo suíço Horace de Saussure, que fez várias experiências com uma caixa revestida com isolamento térmico.

Depois, o norte-americano Clarence Kemp patenteou um Aquecedor composto de tanques de cobre que ficavam dentro de uma caixa de madeira, com isolamento térmico e vidro na cobertura. Mas esse sistema perdia muito calor à noite. E foi então outro norte-americano, William Bailey , quem avançou nesse sentido, patenteando um Aquecedor Solar muito parecido com os modelos que ainda são usados nos 4 cantos do mundo.

Embora o princípio de funcionamento e os equipamentos básicos do coletor de Bailey sejam parecidos com os produtos modernos, o fato é que, através dos anos, os Aquecedores Solares ficaram bem mais baratos, muito mais leves e duráveis, além de muitas vezes mais eficientes. E é por isso que o uso do Aquecedor Solar não pára de crescer no Brasil e no mundo.Até mesmo países frios, como a Alemanha, têm usado cada vez mais essa tecnologia.

 

O Aquecedor Solar no Brasil

Os primeiros Aquecedores Solares surgiram no Brasil nos anos 70, fruto da crise do petróleo e mesclada a muito idealismo e pouco profissionalismo. Esse quadro começou a mudar nos anos 80, com a qualidade dos produtos crescendo cada vez mais e com a entrada em campo dos primeiros testes de equipamentos e as primeiras normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - específicas para o setor.

Já na década de 90, o que se viu foi um crescente profissionalismo em resposta a um mercado cada vez mais exigente e estruturado. Os equipamentos ganharam em qualidade, enquanto o preço caiu. Laboratórios especializados surgiram, bem como novas normas da ABNT. O setor inclusive se organizou com a criação da ABRAVA.

A SOLETROL começou a fabricar seus equipamentos em 1981 e hoje tem a liderança desse mercado.

Horace de Saussure

 

Primeiro reservatório térmico produzido pela Soletrol

Primeiro coletor solar produzido pela Soletrol

Soletrol Indústria e Comércio LTDA - Indústria 100% Brasileira

Conecte-se com a Soletrol